Revisão de Vida Útil e Teste de Impairment

Laudo de Depreciação e as disparidades na Gestão Patrimonial
junho 29, 2009
Depreciação Contábil – Conceitos Gerais
julho 14, 2009

Revisão de Vida Útil e Teste de Impairment

Entenda as necessidades da revisão de vida útil nos ativos do empreendimento devido as mudanças na legislação e a redução ao valor recuperável de ativos validada através do teste de impairment.

Necessidade de Revisão de Vida Útil

Revisão de Vida Útil

É interessante ressaltar o pronunciamento CPC 01 do Comitê de Pronunciamentos contábeis, relativo a redução ao valor recuperável de ativos. A mudança na Lei 11.638/07, trouxe complementação a lei das S/A, definindo a necessidade de avaliar a vida útil econômica dos bens relativo as depreciações e amortizaçãoes dos ativos.

Como avaliar a depreciação do ativo: Teste de Impairment

Para ratificar a viabilidade da redução ao valor recuperável de ativos, em relação, por exemplo, a um ativo imobilizado, é necessário a realização de um laudo de avaliação, este no caso, sendo o

Teste de Impairment. Desta forma, é interessante para o empreendimento verificar se há compatibilidade do valor de mercado dos bens com o seu valor de registro.

Laudo de Vida Útil, Impairment e o Teste de Recuperabilidade

Teste de Impairment e o Teste de Recuperabilidade

O laudo de vida útil é um dos resultados do processo de Engenharia de Avaliações, amplamente utilizado na Consultoria Patrimonial, que é englobado na implantação de otimização de recursos e controle do empreendimento através da Gestão Patrimonial. É efetuado estudos dentro de uma metodologia de análise relativo ao bem, afim de definir várias características de seu estado, para imediato controle do mesmo.
Impairment é uma palavra da língua inglesa adotada nestes processos, pois sua tradução indica deterioração, assim como a depreciação no caso, de um determinado ativo.
O teste de recuperabilidade é o sinônimo do teste de impairment, sendo exatamente o mesmo processo necessário para definir o estado do ativo, como um laudo de avaliação do mesmo, afim de ratificar as diferenças de valores do ativo com o mercado, para a execução da redução ao valor recuperável de ativos.

3 Comentários

  1. […] Laudo de Avaliação, e também o laudo de vida útil, fornecem dados referentes ao ativo em estudo através de processos metódicos, afim de avaliar […]

  2. […] do real estado de vida útil do mesmo, além da execução de verificações, como na revisão de vida útil contábil, entre outras. Este processo é essencial no controle […]

  3. Manoel Ayrao disse:

    Gostaria de receber informações sobre processo de avaliação de vida útil em bens patrimoniais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *