Gestão Patrimonial – Inventário de Patrimônio

Gestão Patrimonial: Evitando Multas e Prejuízo Material
Maio 25, 2009
Os Diversos Tipos de Bens na Gestão Patrimonial
Maio 28, 2009

Gestão Patrimonial – Inventário de Patrimônio

Aspectos relevantes ao inventário de patrimônio e seus benefícios ao empreendimento, auxiliando uma Gestão Patrimonial de Sucesso.

Inventário de Patrimônio – Definição Básica

Gestão Patrimonial e Inventário de Patrimônio

De forma sucinta, os inventários são basicamente uma lista detalhada dos bens de um determinado empreendimento. É no inventário que será levantado a lista de todos os ativos, tais que serão contabilizados posteriormente pela equipe de Gestão Contábil.

Na Gestão Patrimonial, o inventário de patrimônio, é o levantamento de todos os ativos ( tangível, intangível, ativo imobilizado, etc ) do empreendimento.

Em exemplo prático, o inventário de patrimônio, ou mesmo, de estoque de um supermercado é, por exemplo, os produtos que este disponibiliza para as vendas. É contabilizado também no inventário, produtos a serem utilizados na fabricação de outras mercadorias.

Em suma, como observado nas definições acima, o inventário, de forma geral, se comporta com o mesmo foco nos diversos campos de atuação, com mudança, apenas nos itens a serem destacados.

Inventário de Patrimônio – Relevância na Gestão Contábil

Com a definição básica sobre inventário já ratificada, é interessante destacar os aspectos legislativos do mesmo. É interessante ressaltar que cada país segue suas próprias regras na área de inventário e contabilidade.

As regras contábeis a serem empregadas diante o inventário de patrimônio seguem, no Brasil, as definições do Conselho Federal de Contabilidade, juntamente com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Diante o controle do patrimônio, as tributações baseadas no lucro real serão relevantes diante escrituração no livro de Registro de Inventário de Patrimônio ao final de cada período ou exercício do empreendimento.

Inventário Físico dos Bens – Controle de Eficiência

Um fato relevante na gestão patrimonial eficiente é o controle efetivo de estoques, através de inventários otimizados e atualizados. Com o maior controle do volume de itens, é possível garantir uma política de estoques mínimos, reduzindo o capital e investimento parado, e otimizando os lucros. Tal política de eficiência, só é garantida pela acuracidade do inventário e uma gestão empresarial célebre.

Gestão Contábil - Controle do Patrimônio

Inventário de PatrimônioDepreciação e Teste de Recuperabilidade de Ativos

É interessante ressaltar as vantagens da acuracidade dos inventários de patrimônio, através também de uma política de engenharia de avaliações satisfatória. A primazia de ganho é através, primeiramente, da gestão do patrimônio eficiente, no qual, os gestores do empreendimento, com base nos recursos disponíveis, assim como o estado dos mesmos, garantem soluções estratégicas diferenciadas.

Do ponto de vista legislativo, é interessante ter acesso de forma eficaz no estados dos ativos. Desta forma, é verificado a necessidade ou não de execuções de avaliações ( teste de impairment, teste de recuperabilidade, etc. ) e laudos ( laudo de vida útil ) além de agilizar o processo, caso seja verificado variações na depreciação, ou haja necessidade de redução ao valor recuperável de ativos conforme mudança da lei 11.638/07.

3 Comentários

  1. Bernardo Vasco Tui disse:

    Quero materia de contabilidade especialmente o inventario e balancete

  2. gilda tavares disse:

    Bom dia! trabalho em uma ótica e gostaria de saber qual e a melhor maneira de fazer um balanço(inventário físico), para maior controle…desde já agradeço..

  3. Angelica disse:

    Sou sindica de um condominio no DF. Queremos fazer um inventario de nosso patrimônio. Vcs fazem este trabalho? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *