Gestão Empresarial, Patrimonial e de Seguros

Engenharia de Avaliações – Impairment e Depreciação
junho 19, 2009
Laudo de Depreciação e as disparidades na Gestão Patrimonial
junho 29, 2009

Gestão Empresarial, Patrimonial e de Seguros

Aspectos Gerais envolvendo a Gestão Patrimonial Moderna, perante características da Gestão Empresarial e Seguros.

CPCON - Gestão Empresarial Eficiente

É interessante ressaltar todos os aspectos relevantes no processo de Gestão Patrimonial, e suas metas almejadas. Cada processo segue uma metodologia apropriada, com foco direcionado ao resultado otimizado. De forma geral, temos algumas características envolvidas em todo o processo.

Gestão Empresarial

No processo de Gestão Empresarial, podemos citar algumas subcategorias, lembrando que a metodologia de agrupamento é variável de acordo com as características a serem exaltadas.

Sistemas de Controle Patrimonial

Estes sistemas são conhecidos por sua sigla em inglês “ERP” que tem o significado de Enterprise Resource Planning, que segue como tradução a sigla “SIGE” conhecido como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. Estes sistemas de controle patrimonial garantem um controle extraordinário para a corporação, lembrando que os resultados podem variar para cada empreendimento, sendo necessário avaliar o custo/benefício de sua implantação. De forma geral, o processo é robusto, sendo necessário o treinamento de toda equipe para resultado final satisfatório, porém os ganhos com a utilização da aplicação são sempre vantajosos.

Consultoria Patrimonial

O processo de consultoria patrimonial é interessante para os empreendimentos que visam investir para controle da qualidade contínua voltada ao desenvolvimento. Os profissionais de consultoria patrimonial são altamente capacitados diante todo o processo, identificando pontos fortes para melhoria, além de técnicas para controle patrimonial efetivo.

Gestão Contábil

A gestão contábil é relevante as finanças do empreendimento. É efetuado um controle efetivo nos custos, avaliando o fluxo de capital do empreendimento.

Gestão de Contabilidade

Processo relevante a gestão contábil, a gestão de contabilidade, visa um acompanhamento de toda a contabilidade do empreendimento, notificando as entradas e saídas de capital. E analisando também o aspecto de depreciação, se os valores analisados correspondem ao de mercado, além dos bens com depreciação máxima, que necessitam de baixa. Todo o processo é estruturado, para garantir a confiabilidade dos dados no balanço patrimonial, e evitar a redundância de informação. Muitos empreendimentos utilizam sistemas de controle patrimonial (ERP SIGE) para este controle efetivo.

Gestão do Patrimônio

CPCON - Gestão Patrimonial e de Seguros

Avaliação Patrimonial

O processo de avaliação patrimonial se destaca da necessidade de análise do valor do ativo. Tais análises são necessárias diante a mudanças no mercado, processos de compra e venda, além de viabilidade de execução de projetos. É necessário um profissional habilitado na área, como o profissional de arquitetura, agronomia, ou engenheiro especializado.

Depreciação

A depreciação é o processo comum que ocorre nos ativos do empreendimento. Estes sofrem depreciações variadas dependendo de seu escopo de utilidade, e a categoria que ocupa como bem. É interessante ressaltar que alguns bens podem sofrer depreciação acelerada, seja por carga de trabalho maior ou motivos diversos.  Desta forma, é necessário efetuar uma revisão de taxas de depreciação, ou mesmo um laudo mais elaborado a fim de verificar o ocorrido.

Controle do Patrimônio

O Controle efetivo do patrimônio é de total relevância para a boa condução do empreendimento e a aplicação de uma gestão patrimonial eficiente. É totalmente relevante conhecer todo o patrimônio, para melhor conduzí-lo para o sucesso.

Inventário de Patrimônio

A necessidade de efetuar o inventário de patrimônio é relativo a verificação de todos os itens do empreendimento, e também garantir a confiabilidade de tais dados. Desta forma, assegurando que os itens que estão cadastrados contabilmente estão realmente ativos em seus devidos postos.

Inventário Físico

O inventário físico, ou inventário físico dos bens, assim como o inventário de patrimônio, visa fazer o levantamento dos ativos (ativo imobilizado, tangível…) do empreendimento. Desta forma, levantando os dados dos ativos cadastrados, e verificando o estado dos mesmos.

Redução ao valor Recuperável de Ativos

Com a mudança na legislação vigente relativa a lei 11638/07 ratificou a redução ao valor recuperável de ativos, referente a necessidade de verificação principalmente nos ativos de longa duração se o valor contábil do mesmo condiz com o valor do mercado.

Teste de Recuperabilidade de Ativos

Em seqüência a mudança legislativa da lei 11638/07 e do pronunciamento técnico CPC01, é necessário efetuar o teste de recuperabilidade de ativos, afim de verificar o estado do ativo em questão, e se o valor do mesmo não está corretamente identificado.

Engenharia de Avaliações

A engenharia de avaliações é o processo significativo dentro da gestão patrimonial. É através de seus métodos que provêem soluções na área de elaboração de laudos, testes e afins. É necessária especialização técnica entre engenheiros, agrônomos ou arquitetos para exercerem tal função.

Laudo de Vida Útil

O laudo de vida útil é necessário nas corporações para a verificação do estado de determinado bem. É um laudo composto por várias características do mesmo, desde o estão de sua depreciação, até estimativa dos benefícios para o empreendimento.

Laudo de Avaliação

O laudo de avaliação é utilizado a fim de determinar várias características do estado do ativo. É feito um processo de análise seguindo metodologia perante vários itens a serem analisados

Teste de Impairment

O teste de impairment (imparimant) visa verificar as diferenças existentes no valor do mercado do ativo, e seu valor contábil. Desta forma verificando alguma diferença entre tais valores, para ratificar a necessidade da redução ao valor recuperável de ativos.

Teste de Recuperabilidade

É o mesmo que teste de impairment, estes testes são sinônimos e tem a mesma função de analisar a necessidade de redução ao valor recuperável de ativos.

2 Comentários

  1. Nelci Maria disse:

    Gostei muito deste artigo e gostaria de entender mais sobre inventários. De onde surgiu e quais são os Métodos e técnicas de elaboração de inventários, conforme a legislação vigente.

  2. Nelci Maria disse:

    Por gentileza se tiverem material sobre Métodos e técnicas de elaboração de inventários, conforme a legislação vigente, me enviem – grata.

    Nelci Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *