Engenharia de Avaliações – Impairment e Depreciação

Gestão de Seguros e o Controle Patrimonial
junho 18, 2009
Gestão Empresarial, Patrimonial e de Seguros
junho 24, 2009

Engenharia de Avaliações – Impairment e Depreciação

Conceitos sobre processo de Engenharia de Avaliações, sua ligação forte com o mercado, as mudanças legislativas, as avaliações patrimoniais e o impairment.

Conceitos Básicos sobre Engenharia de Avaliações

Depreciação, Impairment, Engenharia de Avaliações

De forma sucinta, o ramo da engenharia de avaliações agrega conjunto de conhecimentos relativos a engenharia e arquitetura, direcionados também a área de ciências naturais, sociais e de exatas. O objetivo primordial do processo de engenharia de avaliações é a determinação do valor de um ativo, além de seus custos e direitos.

A engenharia de avaliações é imprescindível no processo de determinação de características de determinados bens, extremamente viável no processo de gestão patrimonial e controle do patrimônio. É também muito utilizada no mercado de imóveis, pois é essencial seu auxílio para compradores, vendedores, além de bancos de crédito imobiliário.

Normas Técnicas no processo de Engenharia de Avaliações

O processo de determinação de características dos bens deve respeitar a base técnica definida pela ABNT ( acrônimo para Associação Brasileira de Normas Técnicas ), desta forma, seguindo padrões e metodologia direcionada. O processo de execução de laudo de avaliação dentro do âmbito de engenharia de avaliações e gestão patrimonial, exige não somente conhecimento técnico especializado, mas também uma ética profissional, ligada a competência, investigação, observação e dedicação.

Gestão Patrimonial, Engenharia de Avaliações, CONFEA

O processo de caracterização realizado deve obedecer as leis do CONFEA ( acrônimo para Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura ) seguindo a habilitação profissional do executor. Este podendo ser agrônomo, engenheiro ou arquiteto.

Uma característica imprescindível para o profissional da área de engenharia de avaliações, é que o mesmo seja ligado ao mercado e esteja atento ao mesmo, para estar sempre apto a identificar oportunidades.

Mudanças Legislativas, Redução ao Valor Recuperável de Ativos e Impairment

Engenharia de Avaliacoes - Depreciação e Impairment

Com a mudança na lei 11.638 foram feitas alterações sobre o aspecto da redução ao valor recuperável de ativos, devido às diferenças dos valores dos ativos do empreendimento com os de mercado. Assim, com o auxílio de profissionais habilitados de engenharia de avaliações, é efetuado o teste de impairment, também conhecido como teste de recuperabilidade, para avaliar Revisão de Taxas de Depreciação. Após o teste de recuperabilidade de ativos, é avaliado o estado de depreciação do bem além de outras características provenientes de laudo de vida útil.

Considerações Gerais: Engenharia de Avaliações, Impairment e Avaliação Patrimonial

De modo análogo, o trabalho de engenharia de avaliações é bem diversificado, atuando não somente na avaliação de bens, apesar que esta, é uma de suas atribuições mais utilizadas. O processo de laudo de avaliações abrange desde a avaliação de várias características báscias do mercado (comprador, vendedor e de absorção/preço), até considerações mais específicas e relevantes como o perfil de preferências do mercado, a taxa de retorno do investimento, além da função utilidade para investidor, etc.

3 Comentários

  1. Lizandro Pedroso disse:

    Ao Cpcon

    Solicito informações sobre o curso de Engenharia de Avaliações, tais como:(horários, local, via internet, valor, tempo), pois, sou corretor de imóveis, e precisamos estar sempre atualizados…

    Atencisoamente,

    Lizandro Pedroso

  2. Agradeço informações sobre cursos de gestão patrimonial ,assim como os periodos em que ocorrerão em 2010

  3. Artigo ótimo de excelente qualidade me ajudo muito 1 ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *