Impairment, Considerações e definição

Impairment, Depreciação e Gestão Patrimonial
Abril 19, 2010
Balanço do Patrimônio e Gestão Patrimonial
Abril 29, 2010

Impairment, Considerações e definição

As desvalorizações por impairment, o correto controle do patrimônio e as estrtégias para a gestão patrimonial eficiente. Entenda de maneira geral, como todos es aspectos se correlacionam.

Definição de Impairment

Impairment Controle Patrimonial

Como observado, o termo impairment não é de origem da língua portuguesa, porém é uma palavra comumente utilizada nos processos de avaliações e Gestão Patrimonial. Esta que tem origem inglesa, tem por definição como sendo a “deterioração”, com tradução mais relevante nos processos de controle patrimonial, entende-se por impairment, como sendo a “depreciação”, esta relativa principalmente aos ativos do empreendimento.

CPC 01 e o Teste de Impairment

Com a deliberação nº 527/07 da CVM (Comissão de Valores Imobiliários), aprovando o Pronunciamento Técnico CPC 01, e a determinação das etapas consecutivas a serem abordadas afim de especificar os procedimentos durante o teste de impairment, este que verifica e caracteriza abstrações do valor do ativo no registro contábil, perante seu valor real de mercado. A deliberação faz menções pertinentes também, acerca do período mais adequado a se efetuar a execução do teste de recuperabilidade.
Ratificando o Pronunciamento Técnico CPC 01, é interessante definir de forma geral, os principais objetivos abordados pelo mesmo. Este que ratifica o modelo correto para a redução ao valor recuperável de ativos de forma mais adequada, visando também definir metodologias de execução que podem ser entendidas como procedimentos que asseguram, ou visam assegurar de forma correta os registros dos ativos em questão. Esta adequação no registro, visa também que o valor a ser contabilizado não seja superior ao valor que seja passível a recuperação no tempo devido por uso nos processos da empresa, ou eventualmente em processos de venda.

Impairment

Considerações sucintas sobre o Teste de Impairment

De forma geral, é interessante abordar a execução em si do processo de avaliação e testes por impairment. Desta forma, é interessante que o empreendimento avalie, pelo menos a cada fim de exercício os ativos de seu empreendimento, e em casos específicos, fazer verificação sempre que houver indícios concretos sobre tal desvalorização. Em seguida, caso os testes sumários apresentem diferenças nos valores do ativo, é necessário então efetuar cálculos para estimativa da redução ao valor recuperável do mesmo.
É interessante ratificar também, a importância de efetuar testes periódicos nos ativos da entidade, de forma independente, mesmo que não seja verificado qualquer desajuste em questões depreciativas. Pois desta forma, o correto controle patrimonial pode ser empregado, sempre havendo a maior precisão de dados possível nos inventários, laudos e afins.

Gestão e Controle Patrimonial

De forma singela, é sempre relevante ressaltar a importância de todos os processos de cunho administrativo voltados a uma boa gestão do empreendimento. Uma empresa organizada, documentada, e sempre atualizada periodicamente, é sempre uma grande valia, e sempre agrega bons resultados. Pois desta forma, os gestores tem uma visão global mais precisa, podendo focar nas suas metas almejadas, e resolver empecilhos com maior facilidade, pois não precisam executar processos e procedimentos urgentes para avaliação e controle do patrimônio. Sempre tenha especiaistas em controle patrimonial de prontidão para seu auxílio, ou terceirize todo o processo, com consultoria de gestão patrimonial de forma eficiente.

3 Comentários

  1. Wanderlan A.Azevedo disse:

    Senhores (as),

    Após uma pesquisa que venho fazendo a respeito das mudanças, este foi o melhor e mais bem explicado artigo refente ao cpc-27, me tirou uma grande dúvida com relação às taxas de depreciação, todos comentaram a respeito, mas ninguém deixou claro se as taxas seriam as mesmas ou não, ou seja, veículo 20%aa, máq. e equipamentos 10%aa (ex).
    Sou um profissional da área de controle patrimonial e gostaria da opinião dos senhores. Essas mudanças irão gerar mais oportunidades de trabalho para profissionas que se especializaram em controle patrimonial que é o meu caso, ou irá gerar uma corrida à terçeirização dessa atividade?
    Obrigado,
    Wanderlan

  2. Padua - Antonio Padua disse:

    Test de Impairment,

    Material foi elaborado com muita objetividade, permitindo na consulta, uma resposta conceitual do que Impairment, inclusive fazendo referência ao CPC 01.

    Pádua
    Contador e Consultor Tributário.

  3. nonilde matos disse:

    este artigo muito bom estão de parabéns deixarão claros a questão do IMPAIRMENT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *