O que é laudo de avaliação?

O que é controle patrimonial ?
julho 1, 2011
Controle Patrimonial nas Empresas: Porque Fazer ?
julho 11, 2011

O que é laudo de avaliação?

A importância do laudo de avaliação diante as necessidades dos empreendimentos. Saiba a relevância do mesmo perante o controle patrimonial e a gestão contábil.

Laudo de avaliação e o processo de Engenharia de Avaliações

Laudo de Avaliação: a relevância no controle patrimonial

É interessante ressaltar a necessidade da utilização dos laudos de avaliações afim de avaliar um conjunto de características de determinados ativos de um empreendimento. Mas qual a real necessidade destes laudos? De forma sucinta, é necessário um parecer de um perito e responsável capacitado para garantir a confiabilidade e procedência do laudo afim de tomar providências mediante as necessidades do empreendimento.
O laudo contém um conjunto de quesitos avaliados, estudos e pesquisa afim de confirmar a conclusão do atual estado do ativo.

De forma prática é necessário todos estes estudos sobre os bens de um empreendimento. Tal estudo é necessário do ponto de vista legal e contábil. É interessante saber de forma precisa qual o real estado dos bens do patrimônio afim de garantir dados reais aos gestores sobre o empreendimento. Em suma, para garantir um controle patrimonial efetivo é necessário conhecer todo o patrimônio do empreendimento e garantir a confiabilidade de tais dados. Assim, a necessidade do laudo de avaliação fica claro, sendo também interessante a requisição periódica do atual estado de um ativo para se conhecer o patrimônio atualizado do empreendimento.

Laudo de Avaliação e as Depreciações

Outro aspecto interessante e essencial é o estudo mediante as depreciações dos ativos do empreendimento. É interessante entender em uma linha do tempo o real valor do ativo, se houve ganhos ou perdas diante o mesmo. Neste ponto é interessante ressaltar as eventuais perdas por depreciação e vislumbrar uma baixa do ativo, ou mesmo verificar diferenças de valores por impairment.

O Controle Patrimonial e o laudo de avaliação

Diante todos os processos de gestão patrimonial é fato as necessidades de atualização dos dados contábeis referente ao estado dos bens. Tal atualização também é relevante de acordo com o controle patrimonial pois garante confiabilidade dos dados do empreendimento. Essa atualização pode ser feita diante um processo periódico de avaliação dos ativos, ou mesmo quando há suspeita de modificação em uma de suas características e seja relevante reavaliá-lo.
É possível mapear todas as modificações e garantir uma sinergia entre os diversos departamentos utilizando sistema de auxílio a tomada de decisão, conhecidos também como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE). Apesar do aumento do nível burocrático ao se utilizar de tais ferramentas, o ganho com controle é considerável e necessário. Tal necessidade é mais perceptível com o crescimento do empreendimento e a dificuldade do gerenciamento unificado, sendo interessante delegar responsabilidades aos setores pertinentes.

2 Comentários

  1. gosto de estar sempre informada,com as leis para poder ajudar com o trabalho dos adevogados,em seu trabalho que,tem uma porçao de detalhes dificeis,parece tao faceis mais nao e,obrigada

  2. gosto de estar be atoalizada com um adevogado as leis,para ajudar a devogada,tem tantos detales que e dificeis de decifrar,tem que saber entender,de lei se nao fica dificil quando se coloca uma questan,em maos de um adevogado-a,temos que dar o material para,seguir enfrente esta e a minha opiniao obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *