Produção de Inventários e Gestão Patrimonial

Ativo Imobilizado e Gestão Patrimonial
Maio 20, 2009
Gestão Patrimonial e Teste de Recuperabilidade de Ativos
Maio 22, 2009

Produção de Inventários e Gestão Patrimonial

A produção de inventários é uma das bases da contabilidade e gestão modernas. Entenda como a gestão patrimonial pode auxiliar em uma produção mais simples e otimizada de inventários.

Sistemas de Inventariação e Gestão Patrimonial

Inventários físicos: parte fundamental dos balanços patrimoniais

Inventários consistem basicamente em listas. São listas que descrevem todos os bens e ativos patrimoniais de uma empresa, sejam ativos disponíveis para resgate futuro tais como aplicações financeiras, sejam bens fisicos e intelectuais tais como patentes ou então bens utlizados no dia a dia no sistema produtivo. Em suma, inventário físico engloba toda a gama de bens de toda espécie disponíveis dentro de uma empresa.

A grande questão na hora de se produzir um bom inventário que realmente descreva a realidade corporativa é a organização. Inventários são dinâmicos. Aplicações financeiras variam constantemente ( com ganhos e perdas ), os níveis de estoque de matéria prima variam diariamente, bens físicos são comprados e vendidos ( quanto maior a empresa, maior esta velocidade ) é justamente neste contexto que entra a Gestão Patrimonial. Para atender a um contexto dinâmico, precisamos de um sistema dinâmico de Gestão do Patrimônio.

Juntamente com o Balanço Patrimonial e o cálculo da Depreciação, a inventariação é uma das bases da Contabilidade Moderna.

O modo com que a legislação determina que seja produzido um inventário varia de país para país e mesmo dentro de deste, varia de época para época. O sistema e a metodologia de gestão patrimonial adotadas, devem sempre se adequar a este contexto.

É da linha de produção que saem grande parte dos dados para o inventário

Segundo a escola indústrial Clássica Ocidental ( Fordismo ) adotada de um modo geral por empresas de manufatura,  o inventário tem como base os seguintes fatores:

  • Gerenciamento do Estoque da Matéria Prima: Todo o estoque de matéria prima deve ser devidamente contabilizado para poder ser lançado no inventário.
  • Material em Processo: Materias primas e recursos que já começaram a ser alocados na produção, também devem ser inventarializados.
  • Produtos Acabados: Estoque de todos os produtos acabados, ainda armazenados na empresa e disponíveis para venda.

Segundo a escola indústrial Clássica Oriental ( Toyotismo ), adotada de um modo geral por empresas com maior escala de produção e venda e que adotam o sistema Just in Time, todos os fatores considerados acima podem ser desprezados na produção do inventário, já que segundo a teoria do Toyotismo as empresas não devem manter estoques e nem produtos acabados dentro do seu parque produtivo. Embora Fordismo e Toyotismo sejam contextos industriais totalmente distintos ( praticamente opostos ), e embora possa haver trânquilamente novos contextos locais baseados parte em um, e parte em outro, um bom sistema de gestão patrimonial sempre pode auxiliar na racionalização e otimização da produção de inventários,  já que ele provê todo o dinamismo e modularização necessários, se adaptando a qualquer contexto.

Modularização da Gestão Patrimonial e a Produção de Inventários

O principal modo com que a gestão patrimonial pode auxiliar na produção de inventários é através da modularização da gestão dos bens. Dividindo o Controle do Patrimônio em nível celular de organização, diluímos o problema da organização e podemos especializar os módulos para maximizar a eficiência. Entre os principais módulos que podemos implementar em um projeto de gestão patrimonial, visando a produção otimizada do inventário, temos:

  • Gestão Orgânica da Estrutura Física
  • Gestão de Estoque e Matéria Prima
  • Gestão de Bens Móveis
  • Gestão de Ativo Imobilizado
  • Gestão de Conservação e Manutenção
  • Gestão do Parque Tecnológico e Equipamentos de Informática
  • Gestão de Seguros

1 Comentário

  1. karol disse:

    obrigada…precisava fazer um trabalho sobre inventario e voces me forneceram a ajuda necessaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *