Laudo de Avaliação e Laudo de Vida Útil

Gestão Patrimonial e Vida Útil Econômica: Conceitos Gerais
Abril 17, 2009
Gestão Contábil – Diferencial no Controle Patrimonial
Abril 29, 2009

Laudo de Avaliação e Laudo de Vida Útil

Entenda a importância e necessidade de efetuar laudo de vida útil em seus bens, as características que tais laudos de avaliação apresentam além de sua finalidade.

Imagem Engenharia de Avaliações e laudo de vida útil

Desenvolvido por profissionais habilitados da área, de acordo com as Normas Técnicas específicas para Engenharia de Avaliações, sendo esta a prova material do Valor de um bem ou direito, é chamado de laudo de vida útil, conhecido também por laudo de avaliação. este processo é fundamental em uma Gestão Patrimonial eficiente, pois define o status dos ativos em questão.

Laudo de Avaliação, Teste de Recuperabilidade, Teste de Impairment

Com o pronunciamento CPC 01 e a mudança na lei 11.638/07, nos aspectos de redução ao valor recuperável de ativos que é de primordial importancia no Controle do Patrimônio efetivo, e as necessidades de efetuar laudos de avaliação de status dos ativos, e de maneira mais objetivo o teste de impairment na verificação de depreciação recuperável.

Aspectos Gerais do Laudo de Vida Útil

Laudo de Avaliações e Laudo de Vida Útil

Temos como características do laudo de vida útil alguns itens pertinentes a sua determinação, sendo os bens tangíveis com os atributos abaixo, tendo em mente que os ativos intangíveis obedecem procedimentos diferentes .

Certificação: conclusão final do projeto, com as devidas assinaturas dos responsáveis técnicos certificando o valor determinado.

Descrição: este atributo varia de acordo ao tipo de avaliação, de maneira geral, avalia de modo descritivo as características mais relevantes dos objetos de avaliação. Estas podendo ser complementadas por documentação com fotografias, memorial descritivo, usos permitidos e afins.

Critérios e Metodologias: á partir das normas técnicas, especificar os critérios e metodologias a serem empregadas no desenvolvimento da avaliação. Etapa primordial na definição de escopo a ser atingindo.

Tratamento Estatístico da Pesquisa: metodologia aplicada com fatores de homogeneização e tratamento estatístico com elementos comparativos aos do avaliando.

Avaliação: processo de estruturação de toda informação adquirida sobre o elemento, comparando informações de pesquisa, com informações de campo e tratando os dados obtidos para adequação as características do bem avaliado.

Tombamento Físico: vistoria nos ativos de avaliação para constatação de seu estado e existência. Esta etapa do projeto verifica a real existência do ativo, assim como o seu desgaste no sentido de idade aparente e conservação.

Pesquisa de Mercado: pesquisa relativa a amostragem comparativa descritiva com os principais aspectos relevantes do elemento, sempre indicando a origem consultada.

Laudo de Engenharia de Avaliações

Finalidade: atributo referente aos critérios e metodologias a serem utilizados, sendo esta uma das condições fundamentais para início do processo de engenharia de avaliações.

Validade do Laudo de Vida Útil

De forma análoga, um determinado laudo de vida útil não possui validade aparente. Porém, sua relevância se dá ao período no qual foi efetuado, e sua vida útil tem validade para o momento em que sua necessidade ou o motivo no qual foi necessário se encerre.

10 Comentários

  1. […] A Lei nº. 11.638/07 trouxe a adição, à Lei das S/A, da menção de que as depreciações e amortizações precisam ser efetuadas com base na vida útil econômica dos bens. Sabidamente, não necessariamente essa era a prática no Brasil. Por isso, a modificação nesses procedimentos é obrigatória, porém é necessário laudo de avaliação (laudo de vida útil). […]

  2. […] o pronunciamento técnico CPC 27 faz referência perante ao valor residual e a vida útil (perante laudo de vida útil) de determinado ativo, caracterizando a necessidade de revisão pelo menos ao final de cada […]

  3. […] de execuções de avaliações ( teste de impairment, teste de recuperabilidade, etc. ) e laudos ( laudo de vida útil ) além de agilizar o processo, caso seja verificado variações na depreciação, ou haja […]

  4. […] seu auxílio no processo de engenharia de avaliações. A partir de laudos de avaliação, laudo de vida útil, é possível verificar alguma variação também nas características dos bens. Desta forma, […]

  5. […] na lei 11.638 com a redução ao valor recuperável de ativos e a necessidade de realização de laudo de vida útil, teste de impairment ( teste de recuperabilidade ) para avaliar a necessidade ou não de ajustes na […]

  6. […] laudos que identificam o estado dos itens pertinentes ao processo avaliativo. É possível citar o laudo de vida útil, que tem ligação direta ao estado físico do ativo, verificando a ocorrência das depreciações, […]

  7. Paulo Mieli disse:

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se a CPCON realiza avaliação dos bens patrimoniais atendendo a nova lei contábil 11.638 e CPC27 (nova vida útil econômica).

    Caso afirmativo, seria possível entrarem em contato?

  8. maria helena sperandio disse:

    Boa Tarde! sou estudante na Area Contabil,e vou apresentar um trabalho sobre CPC 04 ATIVO INTANGIVEL,e minha parte em grupo é sobre a “VIDA UTIL”achei interessante a matéria e vai me ajudar bastante na apresentação do mesmo..Obrigada.

  9. sou arquiteto e tenho interesse em trabalhar em parcerias que oportunamente venham a acontecer aqui para o estado da bahia, nas áreas de arquitetura e engenharia,consultorias, projetos, avaliações e pericias. Caso positivo encaminharei meucurriculo para apreciação.
    Atenciosamente,
    José A. Ribeiro.

  10. […] em vários processos. Desta forma, há a possibilidade de efetuar avaliações nos mesmo, com laudo de vida útil, como o nome sugere sua função, ou mesmo um laudo de avaliação completo, com vários atributos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *