Gestão Patrimonial – Avaliação Patrimonial

Gestão e Controle Patrimonial Efetivos
Maio 4, 2009
Gestão Patrimonial – Inventário Físico dos Bens
Maio 18, 2009

Gestão Patrimonial – Avaliação Patrimonial

A Gestão Patrimonial moderna abordada no ponto de vista das avaliações patrimoniais. A necessidade de efetuar vistorias nos ativos, as mudanças legislativas atuais, e a necessidade de uma consultoria eficaz em Engenharia de Avaliações.

Gestão Patrimonial - O Controle efetivo do Patrimônio

É sabido no âmbito de controle patrimonial, a necessidade de acompanhamento do estado dos ativos. Este aspecto é comumente realizado com laudo de avaliação, laudo de vida útil e com o Teste de Impairment ( Teste de Recuperabilidade ). O Objetivo geral destes processos, é a reavaliação Patrimonial, contabilizando o valor real dos bens de acordo com o mercado, tendo proporcionalidade ao atual estado de conservação, analisando sua depreciação acumulada, além da capacidade de geração de receitas.

Neste processo de Reavaliação Patrimonial e Gestão do Patrimônio, é necessário auxílio do contador, que auxiliado com os laudos fornecidos pelo processo de engenharia de avaliações possa caracterizar e evidenciar as mudanças necessárias nos registros dos diversos ativos do empreendimento.

Controle Patrimonial – Eficiência e Solidez

Com o controle do patrimônio efetivo e consolidado, e utilizando todas as ferramentas disponíveis e recursos diante a engenharia de avaliações, é possível elaborar o projeto de solidez contábil, com auxílio da reserva de reavaliação, sendo assim otimizando a contabilidade permitindo um aumento do patrimônio líquido quando aplicável.

A utilização da técnica de reavaliação, é extremamente viável diante ativos tangíveis do imobilizado, tais que tenham continuidade. Desta forma, são aqueles que mantém vida econômica e física, agregando assim uma renda respectiva.

Gestão Patrimonial e Engenharia de Avaliações

Verifica-se o papel primordial dos processos de avaliações diante todo o patrimônio do empreendimento. A engenharia por trás do laudo de avaliação é conhecida como Engenharia de Avaliações sendo totalmente pertinente na gestão patrimonial de sucesso. É sempre primordial a presença de um profissional habilitado na área, por conhecer as recentes mudanças na legislação (exemplo: redução ao valor recuperável de ativos ), além de todas as etapas e necessidades na geração de uma avaliação satisfatória.

Imagem Gestão Patrimonial

Gestão de Seguros – Aliada no Controle Patrimonial

Um quesito chave na Gestão Patrimonial moderna, é a gestão de seguros. Sempre interessante ter opções completas em Gestão de seguros, e ter seu patrimônio protegido perante  qualquer eventualidade. Sempre interessante obter opções reguladoras perante todo o tipo de sinistro, com opções de consultoria completa na elaboração de tais planos.

1 Comentário

  1. […] Considerações Gerais: Engenharia de Avaliações, Impairment e Avaliação Patrimonial […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *