Consultoria e Sistemas de Controle Patrimonial

Gestão Patrimonial – Revisão de Taxas de Depreciação
junho 4, 2009
A Relevância da Gestão Patrimonial
junho 15, 2009

Consultoria e Sistemas de Controle Patrimonial

Enteda as necessidades e as vantagens oriundas de Sistemas de Controle Patrimonial. Através de serviços especializados em consultoria em gestão patrimonial, é identificado a necessidade, além da relação custo/benefício de implantação.

CPCON - Sistemas de Controle Patrimonial

No nicho de mercado de consultoria de Gestão Patrimonial, é muito comum o uso de softwares que viabilizam soluções em TI. Neste caso, temos sistemas de controle patrimonial, que são ferramentas altamente especializadas no controle e gerência dos recursos do empreendimento. A principal, e grande vantagem destes recursos, é a integração de diversas áreas de seu empreendimento, possibilitando automação de diversos processos, otimizando assim os recursos, e auxiliando o controle patrimonial efetivo.

Sistemas Controle Patrimonial: ERP / SIGE

Os sistemas utilizados para controle patrimonial são conhecidos como ERP ( do inglês: Enterprise Resource Planning) ou SIGE ( Sistemas Integrados de Gestão Empresarial – tradução). Há diversos sistemas disponíveis no mercado para auxílio da Gestão do Patrimônio.

As Vantagens dos Sistemas de Controle Patrimonial

De forma sucinta, os ganhos diretos na correta utilização dos sistemas ERP são primordiais.

Podemos citar a grande otimização dos processos internos, com a eliminação de interfaces manuais, o aumento da qualidade do fluxo de informação que gera uma diminuição/eliminação da redundância de atividades.

Em suma, a aplicação de tais sistemas de controle patrimonial integra vários campos intrínsecos da empresa, gerando redução nas áreas de incertezas (lead-time), tempo de resposta do mercado, e no complexo geral, gera uma grande redução de custos e um auxílio vantajoso na Gestão Patrimonial eficiente.

Consultoria de Gestão Patrimonial e Sistemas de Controle Patrimonial

Um ponto-chave no processo de consultoria patrimonial ligada aos sistemas de controle patrimonial, é que a utilização dos sistemas não é garantia direta de sucesso. Tais ferramentas garantem um auxílio extremamente relevante na gestão patrimonial, porém o ERP por si só, não ratifica a integração do empreendimento.

É interessante efetuar uma consultoria em gestão do patrimônio e avaliar as características do empreendimento, e a viabilidade de implantação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. Desta forma, será feito estudo aprofundado da relação custo/benefício, e as vantagens da implantação.

Implantação de Sistemas ERP: Passos para o Sucesso

Na implantação de sistemas de controle patrimonial, é necessário alguma seqüência de etapas. De forma bastante resumida, será feita uma abstração de tais etapas:

  • Análise – Fase preparatória: é feito estudo elaborado no funcionamento do empreendimento, analisando as etapas e processos utilizados. Esta fase também define, a necessidade ou não da implantação, além da relação custo/benefício.
  • Escolha e Configuração – Fase Definição do Software: nesta etapa é definido o software a ser utilizado, além das configurações necessárias para correto funcionamento.
  • Identificação de Adversidade – Fase de Teste: a aplicação ERP é simulada em um ambiente de teste que forneça dados semelhantes aos processos reais. Nesta fase é feito a identificação de problemas, e os passos para correção.
  • Preparação Equipe – Fase de Treinamento: as equipes responsáveis pela futura utilização do sistema de controle patrimonial serão treinadas, antes do sistema ser ativado.
  • Instalação – Fase de ativação: o software de ERP escolhido é instalado, e os usuários têm acesso ao mesmo.
  • Estabilidade – Fase de Verificação: para efeito de documentação, é estudado a estabilidade do sistema, analisando necessidades de melhorias futuras.

4 Comentários

  1. Gislane disse:

    Trabalho em empresa pública e gostaria de saber mais sobe emplaquetamento dos bens utilizando etiquetas com código de barras e/ou numeradas, chips, para aplicarmos no inventério e controle dos bens.

  2. […] vida útil é um dos resultados do processo de Engenharia de Avaliações, amplamente utilizado na Consultoria Patrimonial, que é englobado na implantação de otimização de recursos e controle do empreendimento […]

  3. Maria disse:

    Tenho dúvidas sobre como controlar patrimonio fisico com plaquinhas de identificação (sendo estes patrimonios desde uma cadeira a uma CPU ou carro).

  4. Marli dias Barbosa disse:

    Aprecio a CPCON por ter muita responsabilidade e clareza em seu trabalho, e cada vez mais ela busca satisfazer os seus cliente, com um bom resultado e nova conquista.
    Se quiser um bom trabalho em consultoria de imobilizado, conte com a CPCON…

    Bom sucesso..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *