O Balanço e a Gestão Patrimonial nas Organizações

A Gestão Patrimonial Moderna
Abril 15, 2010
Impairment, Depreciação e Gestão Patrimonial
Abril 19, 2010

O Balanço e a Gestão Patrimonial nas Organizações

Aspectos relevantes do balanço patrimonial e suas características e relevância em sua utlização, e os benefícios perante a Gestão Patrimonial.

Balanço e Gestão Patrimonial

Balanço Gestão Patrimonial

Nos aspectos administrativos dentro de um empreendimento é sempre de destaque o fechamento do balanço, que intrínsicamente também está ligado ao balanço patrimonial. Estes aspectos são de inteira relevância nos processos de Gestão Patrimonial do empreendimento, visto que o correto controle dos ativos, e as baixas contábeis referentes, além do controle da contabilidade trabalham sempre em conjunto nas metodologias de controle patrimonial.
Umas das principais características funcionais do balanço patrimonial é fornecer dados precisos a contabilidade sempre que necessário. Nestas etapas, a execução de análise dos ativos é efetuada perante as metodologias da Engenharia de Avaliações, que dentre vários aspectos dos ativos, podemos destacar:

  • Laudo de vida útil: este que é elaborado perante critérios rigorosos, e por profissionais habilitados na área, de acordo com as Normas Técnicas determinadas. Em suma, é relatado como a prova material do valor de um ativo.
  • Laudo de depreciação: este é caracterizado como o parecer técnico relativo as depreciações de determinado ativo, emitido por especialistas indicados e capacitados. É um documento fundamentado e escrito relatando as conclusões sobre a vistoria e avaliações.
  • Laudo de Avaliação: Este assim como o laudo de vida útil, é caracterizado como um documento elaborado por peritos especializados e capacitados em determinar a avaliação de um ativo sobre vários critérios.
  • Teste de Impairment: mediante a lei 11638, para se verificar a redução ao valor recuperável de ativos, é necessário que seja efetuado avaliação seguindo uma metodologia e critérios, esta avaliação elaborada por especialistas na área é denominada de teste de impairment, que também é conhecido como o teste de recuperabilidade.
  • Reavaliação de Ativos: é um dos processos de gestão patrimonial onde é especificado a avaliação (re-avaliação) de determinado ativo, para atualização do valor e características do mesmo.
  • Inventário: consiste basicamente na lista de bens e materiais disponíveis ou pertencentes a empresa.
  • Etc.

Gestão Patrimonial e o Patrimônio Líquido

Balanço Patrimonial

De forma sucinta, é interessante destacar algumas características peculiares do balanço patrimonial, assim como seu impacto nas organização e sua importância na Gestão Patrimonial do empreendimento. Basicamente, é possível destacar 2 categorias principais dentre os ativos do balanço patrimonial:

  • Ativos (Intangíveis/ Tangíveis): Podem ser destacados também como ativos, os investimentos financeiros, títulos privados e públicos que o empreendimento tem por receber. É destacado, também nesta área de ativos, os bens, as aplicações controladas pelo empreendimento, e os direitos da mesma.
  • Passivos: Na categoria de passivos, podemos citar as obrigações por parte financeira que o empreendimento tem com seus funcionários, outros empreendimentos, ou mesmo, o estado.

2 Comentários

  1. rosali Curioni disse:

    Prezados, como posso levantar a visa util economica de diversos equipamentos e ativos de Telecomunicações? Há alguma documentação específica . Grata, Rosali

  2. Inacioskambe disse:

    muito Obrigada pela informação, têm-me sido muito útil. porém sugiro que certos conteúdos que necessitam gráficos devem colocar. thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *