As Vantagens de uma Boa Gestão Patrimonial

Balanço Patrimonial – Conceitos Básicos
Janeiro 15, 2009

As Vantagens de uma Boa Gestão Patrimonial

Conheça o conceito de Gestão Patrimonial e as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa.

Gestão Patrimonial: Planejando o presente para preparar o futuro

Planejar, fundar, manter e administrar uma empresa não é e nunca foi uma tarefa fácil. É preciso um sólido conhecimento sobre o mercado, prever os rumos que a economia e as tendências de consumo vão tomar, é preciso manter o olho aberto sobre os produtos e serviços oferecidos pelo concorrente e também manter as finanças, contabilidade, os bens e os ativos da empresa organizados e bem estruturados. Organizar um registro preciso do controle do patrimônio da sua empresa tráz as seguintes vantagens:

  • Permite que os futuros investimentos sejam precisos e com base nas necessidades reais
  • Permite a previsão de custos, redução de gastos e redução de depreciação
  • Possibilita um planejamento mais sólido e uma administração mais precisa
  • Permite um planejamento mais preciso e eficiente para o orçamento da empresa com base em dados reais.

A Gestão Patrimonial e o Planejamento

Para atingir tais objetivos a gestão patrimonial da empresa deve realizar constantes análises e re-avaliações dos bens e ativos, essa tarefa se tornando mais complexa, a medida em que a organização vai se tornando maior e acumulando mais bens. Para auxiliar nesta tarefa hoje em dia muitas empresas se especializaram neste tipo de serviço, prestando consultoria e permitindo que a gestão patrimonial seja executada de modo mais eficiente, por profissionais especializados e a custos menores.
As empresas pode sofrer progressos ou regressões durante as suas atividades durante os anos, o mercado pode flutuar e novos concorrentes podem aparecer com serviços inovadores. É preciso estar preparado, é preciso ter as estatísticas reais, só assim pode ser implantada uma Gestão do Patrimônio eficiente e transparente e que satisfaça todas as partes interessadas no negocio: sejm os sócios, os parceiros, os representantes ou os funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *