Impairment e Gestão Contábil

Pronunciamento Técnico CPC 27 e o Tratamento Contábil para Ativos Imobilizados
julho 27, 2009
Pronunciamentos Técnicos CPC
agosto 25, 2009

Impairment e Gestão Contábil

Entenda o impacto do impairment na Gestão Patrimonial moderna, e o tratamento do mesmo através da gestão contábil.

Impairment – Definição

Impairment e Gestão Contábil

A palavra impairment, é de origem inglesa, e tem como tradução no contexto de gestão contábil como “deterioração” ou “depreciação”. Em suma, tem relação a perda de valor de determinado ativo de um empreendimento. Tal depreciação pode ser ocasionada devido a vários fatores: desgaste por uso, pelo tempo, jornadas de trabalho diferenciadas (depreciação acelerada), etc.

Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Com as regras de contabilidade definidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC ) e pela CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ), temos o “impairment” que deve ser obrigatoriamente adotado pelas empresas de capital aberto, podendo levar a baixas contábeis em série. Desta forma, esta regra, pode ser entendida como a redução ao valor recuperável de ativos, que deve ser executada sempre que for relatado diferenças entre a projeção de geração de caixa, com valor inferior ao qual tem o ativo registrado, tais verificações são executadas ao fim de cada balanço. Desta forma, é necessário executar a baixa contábil da diferença, para se adequar a nova deliberação

Engenharia de AvaliaçõesLaudo de Vida Útil, Laudo de Avaliação

Engenharia de Avaliações - Impairment

O processo de engenharia de avaliações consiste em consultoria patrimonial especializada na  determinação dos ativos de um empreendimento. Desta forma, alguns passos deste processo são imprescindíveis na gestão do patrimônio, com a caracterização de vários aspectos do ativo, como no laudo de avaliação, e a determinação do real estado de vida útil do mesmo, além da execução de verificações, como na revisão de vida útil contábil, entre outras. Este processo é essencial no controle patrimonial.

Teste de Impairment e a Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Para execução correta da redução ao valor recuperável de ativos, é necessário a verificação ao fim de cada balanço. Tal verificação é conhecida como teste de impairment ou teste de recuperabilidade (também conhecido como teste de recuperabilidade de ativos). Através do resultado de tais testes, é possível confirmar a necessidade ou não da redução ao valor recuperável de ativos em questão. A execução de tais procedimentos são fundamentais para o correto controle do patrimônio e execução eficiente da Gestão Patrimonial.

Pronunciamento Técnico CPC 27 – Tratamento Contábil para Ativos Imobilizados

É interessante ressaltar dentro do escopo de Gestão Patrimonial e Inventário Físico dos bens, o Pronunciamento Técnico CPC 27, anunciado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Este dando relevância aos ativos imobilizados dentro do processo de demonstração contábil, podendo assim diferenciar investimentos distintos de uma entidade nos ativos imobilizados em questão, bem como mudanças/variações neste aspecto.

11 Comentários

  1. claudia bispo alves disse:

    Boa noite gostaria de receber informações sobre gestão Contábil pois preciso concluir um trabalho sobre este tema ,se puder ajudar agradeço pois achei bem abordado.
    Obrigado pela atençao!!!!!!!!!!!

  2. […] de Controle Patrimonial. Como exemplo, temos o teste de impairment, conhecido também somente como impairment. Este auxilia na correta mensuração do valor do ativo imobilizado, que pode sofrer diferença de […]

  3. […] se encontra o laudo de vida útil, laudo de avaliação, resultados por desvalorizações por impairment (teste de impairment), conhecido também como teste de […]

  4. Mauro disse:

    Gostaria por gentileza me enviar exemplos praticos de teste de recuperabilidade, imparment, lançamentos contábeis exemplificando,vamos supor um bem totalmente depreciado, trazer ele para valor presente, depois disso o bem será depreciado novamente a que taxa ??
    Abraços
    Mauro

  5. JOSE LUIZ T. DA SILVA disse:

    Boa noite gostaria de receber informações sobre aplicação do TESTE DE IMPAIRMENT pois estou iniciando um TCC no MBA-FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA PELA FGV, finalizei o curso neste mês e o tema será este “O IMPACTO APÓS APLICAÇÃO DO TESTE DE IMPAIRMENT – terei de aplicar o teste em uma empresa, haverá a parte conceitual mas também a demonstração prática, espero abrir muitas portas com este trabalho, se puder ajudar agradeço, achei a abordagem da CPCON muito boa.
    Sou Bacharel em Economia, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV e em 2010 especialização MBA em FINANÇAS pela FGV também, sou consultor independente em determinado nicho de mercado.
    Obrigado pela atençao!

  6. Miriam disse:

    Gostaria por gentileza de solicitar exemplos praticos de teste de recuperabilidade, imparment, lançamentos contábeis exemplificando,vamos supor um bem totalmente depreciado, trazer ele para valor presente, depois disso o bem será depreciado novamente a que taxa ?? O teste de impairment somente diminuirá o valor do bem ou também pode aumentá-lo?
    Obrigada

  7. Helio de Oliveira disse:

    Muito bom o trabalho elaborado.

  8. Leide Cardoso disse:

    Boa noite!

    Gostaria por gentileza solicitar exemplos praticos de imparment (depreciação) na area de radio e TV estou fazendo tcc sobre O Impacto do Imobilizado no Custo da Empresa e gostaria de ter algo mas pratico neste tema ou mesmo sugestão bibliografias.Faço MBA em gestão, finanças e controladoria e auditoria na FGV.
    Muito obrigada pela atenção!

  9. JAMES FEITOSA AMORIM disse:

    Parabéns pela matéria. No entanto, gostaria de saber se em um processo de arrendamento de imóvel com toda estrutura de produção(máquinas,equipamentos,etc) em um prazo de 25 anos , posso pleitear junto ao arrendatário uma indenização pelo uso do período, e qual nome se dar a este fato. Pergunto , este fato é denominado de dowparmaint?, é este o nome correto? Saudações,

    James

  10. JOAO RANULFO disse:

    Gostaria de exemplo prático do novo procedimento de reavaliação de ativos dentro do assunto do imparment, se há possibilidade ou não e a questão do reflexo fiscal nas empresas.

  11. Lara Elen Diogo Meitling disse:

    Solicito orçamento para serviços contábeis de execução e de implantação de análises técnica e pericial para aplicação do teste de impairment, ou seja, para avaliar a recuperação dos valores contábeis registrados no ativo imobilizado e intangível, bem como para avaliação da vida útil destes bens.

    Solicito e-mail para enviar o Termo Descritivo dos Serviços.

    Att,

    Lara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *