O que é controle patrimonial ?

Como fazer a adequação ao IFRS ?
Março 18, 2011
O que é laudo de avaliação?
julho 4, 2011

O que é controle patrimonial ?

As diversas características pertinentes dentro do escopo de controle patrimonial, e as necessidades do ponto de vista legal afim de manter o processo de gestão sempre atualizado.

Como definir o Controle Patrimonial ?

Controle Patrimonial - Até onde posso chegar?

De forma sucinta e objetiva, é possível definir o controle patrimonial como o gerenciamento de todo o patrimônio de um empreendimento. Este controle abrange desde os ativos tangíveis quanto os intangíveis. É interessante ressaltar que este controle é feito também do ponto de vista legal, devido as diversas responsabilidades e normas existentes. Todos os aspectos dos ativos são avaliados perante os serviços de engenharia de avaliações, sendo que os laudos pertinentes sobre tais características são gerados. Há uma certa volatilidade nos ativos, sendo necessário verificar ocorrência de depreciação e demais fatores pertinentes e mantê-los atualizados dentro de uma periodicidade.

Mas o que são os ativos tangíveis e intangíveis ?

É possível definir os ativos tangíveis, ou também conhecidos como bens tangíveis sendo parte do grupo:

  • Bens mensuráveis
  • Bens físicos

Exemplos práticos de bens tangíveis, ou mesmo os bens tangíveis são: edificações, veículos automotivos, computadores, etc.

Seguindo sobre a definição diante os ativos intangíveis, estes também relevantes dentro do controle patrimonial, podemos destacar as seguintes características:

  • Bens de difícil mensuração, ou que não tem representação física imediata
  • Bens não-físicos

Para exemplificar os bens intangíveis, temos como exemplo: patentes, franquias, sinergia entre os funcionários, etc.

Controle Patrimonial e o Controle do Empreendimento

Existem várias técnicas, ferramentas e conhecimentos necessários para o correto controle e gestão patrimonial. É sempre interessante o auxílio de ferramentas ERP – Enterprise Resource Planning (Microsiga e SAP são as mais comumente utilizadas). Tais ferramentas fornecem diversos módulos que podem ser integrados visando uma interação maior em todos os setores e uma visão global de toda a empresa. Esta visão global é muito importante para que os gestores tenham dados confiáveis sobre os resultados da empresa e possa tomar medidas pertinentes de controle patrimonial caso necessário.

Visão do Mercado: Gestão e Controle Patrimonial

Porém, é necessário verificar a real necessidade de utilização de sistemas de controle patrimonial. Tais sistemas fornecem soluções pertinentes a todo o processo de gestão, porém vem com um custo também. Tal custo não é somente em valores monetários. Para que toda a integração seja eficiente e os dados confiáveis, é gerado um conjunto de burocracias, o que pode acarretar em uma perda de desempenho nos processos internos.

Obviamente, é necessário estudar cada caso de implantação, para visualizar a real necessidade de tais sistemas robustos. Ao pensar em tal implantação, é necessário levar em conta um fato interessante: Robustez no Controle X Liberdade nos Processos. Dependendo do grau de crescimento e estado de amadurecimento do empreendimento o controle é crucial para as operações, sendo a burocracia um custo necessário.

Controle Patrimonial e os Pronunciamentos Técnicos do CPC

É sempre relevante para o correto controle patrimonial o olhar atento aos pronunciamentos técnicos do comitê de pronunciamentos contábeis. Desta forma, é necessário ficar sempre atualizado para todas as mudanças na legislação afim de garantir uma administração precisa, concisa, atenta e preparada para adequar as mudanças necessárias.

Desta maneira, é interessante ratificar todos os processos necessários para a gestão patrimonial, principalmente no aspecto contábil. É sempre relevante saber o atual estado do empreendimento afim de não haver sustos para os gestores e não desagradar os acionistas. Em suma, o controle patrimonial é fator essencial para as políticas de gestão patrimonial modernas.

3 Comentários

  1. Sebastião Francisco disse:

    Caros Srs.

    Muito obrigado pelo artigo é mesmo desta forma que adquirimos conhecimento, atraves de processos com esta
    dimensão. Aproveito para sugerir que procurem expandir vosso negocio em Africa, particularmente em Angola, facilitando o intercambio de conhecimento.

    SFI – Angola

  2. john disse:

    muito bom esta pauta.

  3. moises sitoe disse:

    so para agradecer, e confessar que adquiri conhecimentos com esta pagina, e muito obrigado

    Maputo Mocambique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *