Inventário Patrimonial: Fundamental para sua Empresa

ICPC 10 – O Ativo Imobilizado e a Propriedade para Investimento
agosto 27, 2010
Como fazer a adequação ao IFRS ?
março 18, 2011

Inventário Patrimonial: Fundamental para sua Empresa

Você sabe de tudo o que a sua empresa tem no estoque ? Ter estes dados é fundamental. Este problema pode ser sanado através da construção de um bom Inventário Patrimonial. Conheça mais sobre os Inventários Patrimoniais.

O Conceito Básico do Inventário Patrimonial

Inventário Patrimonial: Você realmente conhece os estoques da sua empresa ?

Estoque de mercadorias, produtos prontos, documentos, bens, maquinário, tudo isso é fundamental para que a sua empresa funcione corretamente.

Em empresas pequenas é simples controlar o fluxo de entrada e saída destes ítens, mas quando a empresa cresce e ganha complexidade é muito interessante realizar um controle patrimonial mais profissional.

Este processo de controle do patrimônio de sua empresa é feito através de um processo de criação de um bom Inventário Patrimonial.

Se atualizado, constantemente e corretamente, um Inventário Patrimonial se torna um item estratégico fundamental para os executivos e gerentes da empresa, pois através dele é possível ter uma ótima visão global do funcionamento dos negócios.

Especificando um Inventário Patrimonial

Mas específicamente, como se constrói um inventário patrimonial ? O que deve ser listado no mesmo ?

A palavra Inventário, que vem do latim Inventarium, nada mais é que a lista ou relação completa de Bens Patrimoniais presente dentro da empresa ou então estocados em locais externos.

A principal função do Inventário Patrimonial é localizar e listar todo este patrimônio, no entanto, dados adicionais interessantes também podem ser anexados, criando assim um documento completo de Gestão Patrimonial.

Além de listar os bens, em um Inventário Patrimonial também podem aparecer as seguintes informações:

  • Descrição do item, enumerando o tipo de bem e também sua função na cadeia produtiva da empresa, se é uma matéria prima, documento, protótipo, etc…
  • Quantidade de itens estocados ( este item deve sempre ser sempre atualizado ), a quantidade de itens estocados é interessante pois pode informar a gerência de Controle Patrimonial se novas compras devem ser realizadas ou não.
  • Local onde está o bem, citar o local onde está o bem patrimonial também é interessante pois pode ajudar a melhorar e planejar o sistema de logística da empresa.
  • Valor dos itens, o valor dos itens dentro do Inventário Patrimonial é fundamental para que se implemente uma política efetiva de controle de custos.

Levando em conta, a quesito Descrição do Item, segundo as regras básicas da Contabilidade Brasileira, além da descrição física dos mesmos, eles podem ser separados em 3 categorias distintas para facilitar o controle:

  • Matéria Prima: Todo e qualquer tipo de material usado na fabricação de outro bem. Nesta categoria, que é a mais ampla, podem ser enquadrados desde alimentos até componentes eletrônicos usados na fabricação de um aparelho maior.
  • Material em Processo: Os materiais em processo diferem das matérias primas, no sentido em que são materiais que já começaram a ser processados para a transformação em produtos finais. No contexto do Inventário Patrimonial está entre a matéria prima e o produto pronto.
  • Produto Pronto: São os produtos ou manufaturas finais, acabados, testados e prontos para venda. Em geral, são os itens mais valiosos ( maior valor agregado ) da lista do Inventário Patrimonial.

O Inventário Patrimonial e a Construção de Estoques

Construção de Estoque: Um custo extra que tem suas vantagens

Embora algumas empresas prefiram trabalhar com o sistema Just-in-Time ( produção de manufaturas sem a construção de estoques ), a implementação de um bom sistema de estoque, controlado por uma equipe séria de Gestão Patrimonial pode ser um fator estratégico decisivo.

Embora manter um estoque de matérias primas, materiais em processo e produtos prontos implique em um custo adicional, um estoque pode ser muito útil em momentos de crise, quando por exemplo, as materias primas subirem de preço ou então estarem em falta no mercado.

Até mesmo na questão de vendas, ter um estoque de produtos prontos, devidamente contabilizado por um Inventário Patrimonial, pode ser muito útil no caso do fechamento de um grande negócio inesperado.

9 Comentários

  1. Maria Dárc Ferreira Lima disse:

    Adorei entra nesta dimenção de matéria, foi muito rico para meu conhecimento.

    Sempre vou ter o cuidado de está elevando um apredizado com Produto de qualidade.

  2. […] contabilidade moderna, o conceito de Inventário Patrimonial varia de país para país, de legislação para legislação, mas de um modo geral inventário é […]

  3. Gosto muito de estudar sobre inventário patrimonial

  4. esta materia é muito importante para mim porque faz parte do meu trabalho eu so Director do património da minha empresa

  5. paulo roberto pereira disse:

    gostei da matéria pois estou estudando logistica e aprendendo como elaborar um inventario de empresa

  6. Diogenes disse:

    Por curiosidade, em media quanto custa o item iventariado finalizado de estoque e ou ativo fixo?

  7. onaldo disse:

    Entreguei o condomínio e o síndico atual assinou que recebeu todo patrimônio. Agora estão me cobrando o inventário. Não é a mesma coisa.
    Att.
    Onaldo

  8. lucelia padilha disse:

    ola gostaria de saber qual a importancia do inventario?
    agradeceria se fosse respondido esta minha duvida.

  9. Cassiano disse:

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se existe alguma lei ou legislação que fale sobre o periodo de duração de um inventario patrimonial, existe?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *