A Gestão Patrimonial Moderna

Modelo de Controle Patrimonial e a Gestão de Qualidade
Janeiro 29, 2010
O Balanço e a Gestão Patrimonial nas Organizações
Abril 16, 2010

A Gestão Patrimonial Moderna

Aspectos singulares sobre a gestão patrimonial de âmbito moderno nas organizações de crescimento acentuado.

Considerações iniciais sobre Gestão Patrimonial

Gestão e Controle Patrimonial

Todos os aspectos gerenciais, desde o processo de fundação até rotinas administrativas são de total relevância no processo de gestão patrimonial e fundamentais para o controle do empreendimento. Tal processo nunca foi trivial para qualquer gestor, sendo que a eficácia nestes procedimentos são diretamente relacionados ao sucesso final da empresa.

Dentre as características necessárias de um gestor de sucesso, que detenha habilidades de controle, gerenciamento e perspicácia, podemos citar também: conhecimento profundo do mercado,  capacidade de percepção de mudança de tendência, análise sucinta da concorrência, além do correto jogo de cintura perante as finanças e os investimentos da empresa.

Um ponto chave no processo de controle patrimonial dos empreendimentos são as bases fortes da contabilidade, com o correto controle dos ativos da empresa, e uma estruturação destes processos bem elaborados, com documentação e análise de previsões. Todas estas etapas bens definidas, para que haja controle, porém que não seja de burocracia excessiva.

As metodologias que provêm o controle e gestão patrimonial do empreendimento, também são vantajosas, pois garantem:

  • Vantagens estratégicas nos campos de planejamento orçamentário.
  • Administração do empreendimento voltada na eficiência, com maior precisão nos dados de apoio.
  • Possibilidades avançadas no processo de previsão e tratamento de custos: depreciação, gastos.
  • Foco estratégico, com metas direcionadas as necessidades de forma real que são fundamentais para o empreendimento.

Planejamento Estratégico: As metas para o destino na Gestão Patrimonial

Gestão Patrimonial

Todos os empreendimentos possuem metas específicas, além de metodologias para alcançar o sucesso almejado. Tal processo é fundamental para o controle do patrimônio, e correto direcionamento do capital investido objetivando os lucros e o sucesso. Para o foco relevante no sucesso de cada projeto singular, vislumbrando o sucesso final no conjunto de resultados, é indispensável a utilização das técnicas que compõem a correta Gestão Patrimonial da empresa.

Durante os níveis de hierarquia de execução dos processo do empreendimento, é necessário que haja constantes medidas de controle, estas focadas inicialmente nas análises de avaliação e re-avaliação dos ativos. Vários aspectos são relevantes neste processo, pois temos, por exemplo, o tratamento da perda por depreciação com o impairment, que deve ser sabidamente verificada com o teste de impairment, também conhecido como o teste de recuperabilidade de ativos. Estas medidas de controle envolvem todo o aspecto relevante dos ativos, e compõe os processos de Engenharia de Avaliações.

Todo este processo de controle voltado a gestão patrimonial pode fugir do escopo principal do empreendimento e demandar complexidade extrema. Desta forma, é comumente utilizado os serviços de consultoria em gestão patrimonial, de forma terceirizada, especialistas na área efetuam todos os processos necessários para que o empreendimento caminhe sempre dentro dos padrões estabelecidos. Desta forma, os funcionários do empreendimento, assim como os gestores podem focar intrinsecamente nos aspectos mais relevantes para seus cargos e ocupações.

As vantagens da implantação da Gestão Patrimonial

Em suma, com o crescimento da empresa, é necessário efetuar metodologias de controle, para que haja sempre precisão na informação captada dos diversos departamentos. Desta forma, é preciso estar sempre preparado, é necessário sempre ter o controle da informação e possuir mecanismos de auxilio para detecção de falhas nos diversos processos. Assim, é sempre relevante ter implantado técnicas de Gestão Patrimonial eficiente, para que mesmo que haja surpresas no decorrer do crescimento, haja também sempre comprometimento da informação e conseqüentemente das ações a serem executadas.

2 Comentários

  1. Luiza Carolina disse:

    Otimo artigo, me ajudou muito nas minhas pesquisas

  2. alexsandro santos disse:

    Boa noite!

    Se uma empresa comprar um apartamento novo. como funciona a depreciação e qual tabela que deve ser usada?

    E se o apartamento sofrer valorização, como deve ser feita essa depreciação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *