Controle Patrimonial e a Valorização do Patrimônio

Reavaliação e Controle Patrimonial
novembro 11, 2009
Pronunciamento Técnico CPC 01 e a Redução no valor Recuperável de Ativos
novembro 19, 2009

Controle Patrimonial e a Valorização do Patrimônio

Entenda a relevância entre o controle patrimonial, e o destaque perante a valorização do patrimônio. O ponto-chave diante o controle e a gestão eficiente.

Valorizacao Controle Patrimonial

Dentro do escopo de gestão patrimonial, é de grande relevância a importância do correto controle patrimonial dos bens do empreendimento. Este controle sendo tanto de aspecto físico quanto contábil, para evitar empecilhos de extravios de ativos imobilizados, e problemas com balanço patrimonial.
Desta forma, é importante perante o aspecto de gestão financeira, a correta contabilização dos valores de seu patrimônio, sendo estes sempre atualizados, além de monetariamente controlados. É interessante este tratamento aos bens, justamente pelo aspecto de depreciação dos imobilizados e seu devido controle.
Para auxílio perante tais tarefas de gestão e controle patrimonial existem os sistemas de apoio a decisão, como os ERP, também conhecidos como sistemas de controle patrimonial. Com a integração do empreendimento com os sistemas de controle, a gestão é otimizada, facilitando muitos aspectos operacionais e burocráticos, que caracterizam a baixa produtividade. Porém é válido lembrar, a necessidade de estudo de caso aprofundado antes da execução e implantação de tais sistemas para destacar a real viabilidade dos mesmos. Pois apenas o bom funcionamento do sistema, não garante de forma análoga, uma gestão patrimonial eficiente.
Os sistemas de controle patrimonial possuem vários módulos, que são destinados aos departamentos do empreendimento, afim de garantir a conexão e a boa troca de informação entre eles. Perante a gestão contábil, tais sistemas garantem alguns recursos de lançamentos e controle da contabilidade.

Exemplos de recursos de sistemas de controle patrimonial

Plaquetas Controle Patrimoniais

  • Balanço Patrimonial
    • Análise de Balanço Contábil
    • Demonstração de Balanço Contábil
    • Balancetes
  • Livros Caixa e Razão
  • Controle Patrimonial
    • Controle do Ativo Imobilizado (Plaquetas, Etiquetas, RFID)
    • Mapeamento Bens por Grupo
    • Controle Depreciações
  • Análise Patrimonial
    • Análise de Receitas
    • Análise de Despesas
    • Análise de Balanço

Controle Patrimonial e legislação: Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC )

Pronunciamento Tecnico cpc01

É sempre interessante ficar atento aos pronunciamentos técnicos do CPC, pois estem definem e regularizam certas práticas do escopo de Controle Patrimonial. Como exemplo, temos o teste de impairment, conhecido também somente como impairment. Este auxilia na correta mensuração do valor do ativo imobilizado, que pode sofrer diferença de valor contábil, com valor de mercado, devido a ações adversas de depreciação, ou outros acontecimentos. Desta forma o Pronunciamento Técnico CPC01 define, juntamente com a lei 11.638, as práticas de verificação da redução ao valor recuperável de ativos (conhecido também por teste de recuperabilidade).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *