Controle Patrimonial e a Proteção do Patrimônio

Pronunciamento Técnico CPC 09 e a Demonstração do Valor Adicionado
setembro 22, 2009
Pronunciamento Técnico CPC 10 e o Pagamento Baseado em Ações
setembro 22, 2009

Controle Patrimonial e a Proteção do Patrimônio

A Relevância da proteção do patrimônio perante as necessidades do controle patrimonial efetivo. Entenda todo conceito envolvido, além da importância deste processo no controle do patrimônio efetivo.

Proteção Patrimônio

De forma sucinta, para o gerenciamento do patrimônio de forma eficiente, é necessário um controle efetivo do mesmo. Neste aspecto, temos a relevância da Proteção do Patrimônio, ligada tanto na gestão de seguros, quanto nas avaliações do mesmo, para fins de dados acuracidade de seus estados.

Este aspecto é totalmente relevante, devido a necessidade de observação e avaliação dos ativos do empreendimento, perante as normas e leis vigentes, para determinar os diferentes processos a serem executados, além das necessidades a serem verificadas: seja por impairment, depreciação acelerada, entre outras.

Soluções em Seguros para Proteção do Patrimônio

No processo de gestão patrimonial, é sempre interessante ressalvar a grande relevância de estar resguardado perante as adversidades que podem ocorrer. Desta forma, para gerir de forma tranqüila um empreendimento, é sempre importante o investimento em pacotes de soluções em seguros.

É interessante a aquisição de pacotes amplos, que possam garantir segurança dentro dos vários ramos do empreendimento, desta forma, dando maior tranqüilidade aos gestores para focarem em outras áreas de interesse.

É possível citar exemplos de soluções em seguros interessantes aos empreendimentos, como o Desenho de programa de Gerenciamento de Risco, regulação de sinistro para diversas áreas ( incêndio, lucros cessantes, responsabilidade civil, cash in transit, …), Avaliação Patrimonial focada em Desenho de Programa de Seguros, entre outros relevantes a cada necessidade do empreendedor na proteção do patrimônio.

Engenharia de Avaliações e a Proteção do Patrimônio

O processo de engenharia de avaliações agrega uma vasta gama de conhecimentos intrínsecos a ciência contábil, a ciência exata e controle patrimonial. Com objetivo primordial na determinação de valores, como direitos, custos de manutenção, e avaliação de propriedade.

Controle Proteção Patrimonial

Dentro do âmbito de engenharia de avaliações é possível determinar os laudos que identificam o estado dos itens pertinentes ao processo avaliativo. É possível citar o laudo de vida útil, que tem ligação direta ao estado físico do ativo, verificando a ocorrência das depreciações, e a determinação de baixa contábil, caso seja verificado.

É interessante a utilização periódica destes processos para avaliar as condições gerais do empreendimento, desta forma, podendo assegurar de forma mais concisa a proteção do patrimônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *