Controle Patrimonial, Goodwill e o Deságio

Bens Patrimoniais e Propriedade: Conceitos Básicos
setembro 3, 2009
Laudo de Avaliação – Critérios e Conceitos
setembro 8, 2009

Controle Patrimonial, Goodwill e o Deságio

Entenda o conceito de Goodwill dentro do contexto de Gestão e Controle Patrimonial. Entenda suas características e relações perante o controle do patrimônio

Analogias sobre Definição de GoodWill

Controle Patrimonial Goodwill

De forma sucinta e análoga, há várias definições relevantes a goodwill. Desta forma, devido a subjetividade de sua representação há várias discussões sobre o assunto.

Goodwill é entendido por alguns estudiosos como sendo basicamente um ativo intangível, considerado também como fundo de comércio. É verificado as diferenças destacadas nas definições do goodwill, este que também é considerado por muitos como sendo lucro anormal, referenciado por um valor além do esperado. Desta forma, o empecilho diante do goodwill é a mensuração do valor dos benefícios futuros esperado diante do valor atual. Outra analogia referente ao goodwill é que este tem relevância ao conceito econômico de ativo, porém o lucro contábil toma por referência o custo para a base de valor.

Características do Goodwill

Sinergia Goodwill - Controle Patrimonial

É interessante ressaltar uma das características marcantes do goodwill, que é a inseparabilidade do mesmo, que pode ser descrito como a não possibilidade de identificação do mesmo como uma máquina, ou imóvel, ou outro ativo tangível, pois desta forma ele perderia sua identificação, pois o goodwill é gerado pela sinergia existente entre os ativos, e não sendo caracterizado como este.

Incertezas de Geração de Benefícios e o Goodwill

Uma das características atribuídas ao conceito de goodwill é devido a incerteza diante a geração dos benefícios futuros prováveis, também podendo citar a impossibilidade do uso alternativo.

O Goodwill negativo

É ressaltado sobre estudiosos no assunto (Hendriksen – 1999) a dificuldade em delimitar a existência de goodwill com valor negativo, segue a analogia:

“[…] Pois, se a empresa valesse em conjunto menos do que seus ativos separadamente, os proprietários anteriores certamente os teriam vendido separadamente. […]”

Goodwill Negativo

Porém, sabe-se que da mesma forma que um empreendimento tem possibilidade de gerar lucros diferenciados com utilização de seus ativos, estes ligados a fatores administrativos, sinergia de clientes e funcionários além de uma gestão patrimonial eficiente. Há também a possibilidade que estes não ocorram, ou aconteçam de forma não satisfatória, além de outros fatores que depreciam sua estrutura. A partir deste ponto de vista, os gestores do empreendimento podem optar pela venda do seu patrimônio abaixo de valor de mercado. Analogamente, uma possibilidade de compra vantajosa, ou mesmo, uma venda desfavorável.

Controle PatrimonialGoodwill e o Deságio

Um nome mais comum utilizado como referência ao goodwill negativo é o chamado deságio, no qual se destaca pela diferença entre o valor contábil dos ativos adquiridos perante o seu valor de aquisição.

2 Comentários

  1. […] atendidos. Não sendo aplicado por exemplo em ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill ou fundo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *