Controle Patrimonial, o Controle do Empreendimento

Adversidades diante Controle Patrimonial
novembro 3, 2009
Reavaliação e Controle Patrimonial
novembro 11, 2009

Controle Patrimonial, o Controle do Empreendimento

Conceitos gerais sobre a influência do controle patrimonial em todos os processos de gestão de um empreendimento.

Registro Contábil e Controle Patrimonial

Controle Patrimonial e Gestão

É sempre relevante ficar atento na inclusão patrimonial de forma eficiente na contabilidade (processo integrante das regras de controle patrimonial), pois caso haja problemas neste aspecto, este é considerado pelos órgãos de fiscalização, como omissão de receita.

A omissão de receita é penalizada com processo de penalização fiscal, incidindo todos os impostos omitidos nesta caracterização, além de reajustes (monetários), utilizando índices de correção do governo, além de juros e multa cumulativa.

Controle Patrimonial Efetivo

O processo de adequação ao controle patrimonial apresenta vários empecilhos quando sua utilização não é eficiente (falhas na manutenção da Gestão Patrimonial). Basicamente, com a omissão de registro físico do ativo tangível, sendo este, sem o devido registro na contabilidade, não tem o devido controle por não estar inserido no patrimônio da empresa, que pode ainda ser defasado por perda e furto. Sendo este também, um motivo primordial para investimento de características de controle patrimonial.

Estes fatos não ocorrem apenas a alguns ativos patrimoniais de produção interna, mas é comum também com equipamentos de escritório, hospitalares, entre máquinas e equipamentos, pela simples ausência do tombamento.

Registros Contábeis defasados e o Controle Patrimonial

Controle Patrimonial Ativo Imobilizado

Um empecilho muito grave que ocorre nos processos de controle patrimonial é a falta de controle de dados fiéis na contabilidade (falha na Gestão Contábil). Fato que ocorre em registros contábeis defasados, que são comuns em ativos imobilizados como os imóveis.

Desta forma, com tais registros defasados, os imóveis do patrimônio e o patrimônio em geral apresentam dados que não condizem com o valor real do mesmo.

Valor de Mercado X Controle Patrimonial (Teste de Recuperabilidade / Teste de Impairment)

Em um caso hipotético, no qual os valores de registro patrimonial estão com registros atualizados, e a empresa assim não podendo ser enquadrada por omissão de receita, ou outra adversidade citada acima. É analisado então a ocorrência no qual os valores de registro contábil (balanço patrimonial) não estão de acordo com os valores relativos a estes ativos perante o mercado.

Para adequar assim, o valor de registro contábil, com o valor de mercado, é necessário efetuar testes que constituem o processo de engenharia de avaliações. É interessante efetuar de forma cíclica este conjunto de testes que constituem o laudo de avaliação, assim como o laudo de vida útil que garantem avaliar o estado do bem perante a depreciação.

Controle Patrimonial Certificado

Porém, para fins de adequação dos valores de mercado perante valores de registro contábil é necessário verificar a redução ao valor recuperável de ativos, este que é feito através do teste de recuperabilidade, também conhecido como teste de impairment, ou mesmo impairment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *